Baixista do Nightwish deixa a banda alegando depressão e injusta relação com indústria musical

Nesta terça-feira (12 de janeiro), a popular banda finlandesa de heavy metal, Nightwish, foi pega de surpresa com uma notícia. O baixista Marko Hietala anunciou em suas redes sociais a saída da banda e o abandono da vida pública. Segundo ele, o que motivou tal atitude foi a atual atuação da indústria musical e uma depressão crônica. O músico ainda fez questão de mencionar que a decisão não foi motivada por nenhum atrito com qualquer integrante da banda. Leia o comunicado:

“Renúncia.

Pessoas queridas. Estou deixando o Nightwish e minha vida pública.

Há alguns anos, não consigo me sentir satisfeito com esta vida. Temos grandes armas apontadas pelas empresas de streaming, que exigem um grande comprometimento dos artistas e não compartilham os lucros de forma justa. O mesmo entre os artistas. Somos a república da banana da indústria musical. Os maiores promotores de turnês também arrancam porcentagens de nosso merchandising, enquanto pagam dividendos ao Oriente Médio. Aparentemente, algumas teocracias podem tirar dinheiro da música pela qual eles querem que você seja decapitado ou preso, sem parecer hipócrita. (Vão aqui) Só alguns exemplos.

No ano passado, tive que ficar em casa e pensar. E fiquei muito decepcionado com essas e várias outras coisas. Descobri que eu preciso desse aprimoramento. Para eu compor, cantar e tocar, eu preciso encontrar algumas novas razões e inspirações. “Meu Walden”, por assim dizer. E também está escrito em meu livro que sou um depressivo crônico. Se eu continuar assim, será perigoso para mim e para as pessoas ao meu redor. Algum tempo atrás, tive pensamentos sombrios. Não se preocupem, estou bem agora, tenho meus dois filhos, uma esposa, o resto da família, amigos, um cachorro e muito amor.

Não acho que me afastarei para sempre.

Conspiração é a palavra do dia. Para as pessoas que gostam deles, tenho que dizer que meu 55° aniversário é agora, no dia 14 de janeiro, e eu definitivamente encontrei meu momento agora. Culpar Tuomas, por exemplo, é um insulto, tanto para ele quanto para meu livre pensamento. Isso é uma coisa muito triste para todos nós também. Tenham cuidado, por favor.

Há algumas coisas já combinadas que farei em 2021. Além disso, peço gentilmente e com respeito à imprensa, bandas, projetos de artistas e etc., para não me pedirem nada (até) o próximo ano. Tenho que me reinventar. Espero poder falar sobre isso em 2022, mas não é uma promessa. Sinto muito por tudo isso.

Marko Hietala”.

Já o Nightwish se pronunciou em suas redes sociais para lamentar a decisão do músico:

“A renúncia de Marko nos deixou com algumas decisões e escolhas difíceis a tomar. Depois de muita reflexão e consideração, decidimos, em mútuo entendimento, executar a próxima “Human. :II: Nature World Tour, conforme planejado, mas com um baixista contratado. O line up ao vivo será anunciado em um anúncio futuro. Respeitamos a decisão de Marko e desejamos à ele tudo de bom. Não iremos nos pronunciar mais. Nightwish”.