Deep Purple anuncia título e data de lançamento de novo disco

Redação com Deep Purple

Chamado “Whoosh!”, o 21º álbum de estúdio do Deep Purple será lançado no próximo dia 12 de junho. No formato físico, o trabalho estará disponível em CD + DVD, edição 2LP + DVD, além da versão digital.

O álbum “Whoosh!” é sucessor de trabalhos bem sucedidos como “inFinite” (2017) e “NOW What ?!” (2013), demonstrando o amadurecimento da formação da banda com Ian Gillan (voz), Roger Glover (baixo) e Ian Paice (bateria) da estrutura clássica ainda da época do aclamado disco “Machine Head”, Steve Morse, que passou pelo Kansas e já está há mais de duas décadas na banda , e o experiente Don Airey, que tem um currículo que vai de Black Sabbath a Rainbow, além de Ozzy Osbourne e outros grandes nomes do gênero.

Pela terceira vez, o Deep Purple uniu forças com o produtor Bob Ezrin, que convidou a banda para Nashville para escrever e gravar novas músicas. Juntos, eles criaram o álbum mais versátil em sua colaboração, segundo eles. O Deep Purple “se estendeu em todas as direções” sem nenhuma limitação, deixando a criatividade surgir. “O Deep Purple está colocando o Deep de volta ao Purple” foi o lema usado como brincadeira no estúdio depois que as primeiras músicas deixaram claro que Ezrin e a banda estavam no caminho de criar um álbum que ultrapassava os limites do tempo, enquanto expressavam seu ressentimento sobre a situação atual do mundo e abordando todas as gerações, analisa a banda.

A banda continua a investir no hard rock, sem cair em repetições. Vale mencionar que o 20º álbum de estúdio da banda, o anterior “inFinite”, tornou-se um dos álbuns de maior sucesso na carreira do grupo. Ele quebrou recordes acumulados pelas lendas do hard rock ao longo de uma impressionante história de 50 anos, tornando-se o álbum mais bem sucedido da banda desde o de 1984, “Perfect Strangers”.

O trabalho entrou nas paradas de álbuns oficiais alemães em # 1, tendo sido premiado com ouro por mais de 100.000 cópias vendidas e, além disso, alcançou o Top 10 em um número impressionante de dez países em todo o mundo.

Seguiu o lançamento de “NOW What ?!” (2013), que alcançou o 1º lugar em 5 países europeus, o Top 10 em mais de 15 países em todo o mundo e ganhou o status Gold na Alemanha, por mais de 100 mil cópias vendidas.

Nos últimos anos, o Deep Purple utilizou outros estilos, despertando o interesse dos fãs que não nasceram quando o grupo alcançou seu auge na década de 1970.

Segundo o guitarrista Steve Morse, a parceria com o produtor Bob Ezrin mantém o estilo da banda que agrada seus fãs de longa data. “Incluímos tudo o que faz a banda sorrir, com Bob Ezrin. Sempre gostamos de fazer música e ter o luxo de manter nosso incrível público fiel”, argumenta o músico.

Já o baixista Roger Glover afirma que sempre que o Deep Purple lança um novo álbum, a banda é questionada se é o último trabalho, devido à longevidade.

“Questionam muito se é o último disco. Este é o nosso último álbum? Lembro-me de quando fizemos “Now What ?!” que é agora o que … oito anos atrás? E então nós gravamos “InFinite” e Don (tecladista) foi perguntado se este era o último álbum? Ele disse: eu pensei que o último álbum fosse o anterior”.

Vale recordar que desde 2002 o Deep Purple continua com a mesma formação. O integrante mais novo é Don Airey, que substituiu o lendário Jon Lord. O guitarrista Steve Morse substituiu o virtuoso, encrenqueiro e venerado Ritchie Blackmore em 1994, originando então uma nova legião de fãs, sem desagradar os antigos admiradores. De lá para cá, o grupo soma cinco álbuns de estúdio com esta formação, incluindo o novo que sairá no mês de junho próximo.

Na foto: a capa do novo álbum

Mais informações: heavymol@hotmail.com

email: heavymol@hotmail.com