Nhundiaquara Jazz Festival 2019 em Morretes

Evento acontece nos dias 7 e 8 de dezembro no litoral

Redação com Assessoria de Imprensa

Nos dias 7 e 8 de dezembro, o setor histórico de Morretes, no litoral, recebe a 3ª edição do Nhundiaquara Jazz Festival. Um dos maiores encontros de música instrumental do Paraná.

O evento reúne nomes do jazz nacional e de alguns representantes da nova geração de compositores paranaenses. As atrações serão gratuitas, às margens do Rio Nhundiaquara, no ambiente cercado de trilhas, montanhas e cachoeiras – há 80 quilômetros de Curitiba.

O cenário da histórica cidade litorânea contará com dois palcos ao ar livre que terão desde o jazz contemporâneo autoral, passando pelo samba jazz, bebop, dixieland, latin jazz até a world music com sotaque caipira.

Um dos destaques desta edição é o show Jazz Flamenco, do violonista curitibano Murillo Da Rós que divide o palco com o pianista e maestro Gilson Peranzzetta. Compositores de matizes diferentes, eles transitam entre a música brasileira e internacional repletas de surpresas harmônicas. O encontro ainda contará com as participações especiais do Glauco Sölter (baixo), Luciano Madalozzo (percussão) e Íris Knopfholz (violino).

Uma homenagem a Wayne Shorter, lenda viva do Jazz, será feita por Hélinho Brandão Quinteto. A apresentação reprisa a formação preferida do Wayne, com músicos que se identificam com a sua estética.

Na programação também está confirmado o grupo Doutor Cipó e Jorginho do Trompete, tocando música instrumental brasileira, milongas e tangos. Outro show nacional é do músico Derico Sciotti que traz um repertório regado a samba jazz e aproveita o momento para lançar um novo disco: Um a zero.

Ana Decker, Alegre Corrêa e Antônio Porto se reúnem para homenagear o cancioneiro brasileiro, com repertório que simboliza as grandes festas populares ligadas às culturas caipira e caiçara, além de temas de grandes compositores contemporâneos.

A direção artística do Nhundiaquara Jazz Festival 2019 é comandada pelo produtor cultural Luiz Alceu Beltrão, ex – proprietário do Hermes Bar, local em Curitiba que foi um expoente na produção das múltiplas culturas musicais.

“A 3ª edição do Festival vai ampliar o chamado parque de sonoridades. Dessa comunhão de influências surgirão encontros de compositores paranaenses, com notáveis de São Paulo, Rio de Janeiro, Floripa e Porto Alegre. Será outra oportunidade para o público reconhecer que a partir das raízes afro-europeias nossa música instrumental ganhou fama e tornou-se referência no mundo inteiro”, explica Alceu.

Ao todo, 66 músicos participam do evento. As apresentações gratuitas serão em dois locais: Palco do Largo e Palco do Coreto, ambos no Centro Histórico de Morretes. Os shows acontecem sábado (7) e domingo (8) entre as 13h às 20 horas.

Além da programação musical serão realizadas ações socioeducativas para as crianças com oficinas de música e concurso cultural. Haverá feira gastronômica, artesanato local, produtos típicos da região litorânea e a uma loja com peças exclusivas do festival: canecas, bonés, camisetas e outros.

Nas edições anteriores o Nhundiaquara Jazz Festival reuniu mais de 20 mil pessoas. A cidade onde acontece o evento é uma das mais turísticas do litoral paranaense e conta com ampla rede de pousadas, hotéis, restaurantes e trilhas.

Confira a programação completa e detalhes na página do festival.

https://www.facebook.com/NJazzFestivalOficial/