Partigianos lançam música e vídeo que retratam a resistência ao fascismo
“La huelga” chega às plataformas digitais no dia 13 de junho
Da Redação com Assessoria
A banda curitibana Partigianos lança, nesta quinta-feira (13), o single e o lyric vídeo da música “La huelga”. A canção foi composta pelo cantor e compositor espanhol José Antonio “Chicho” Sánchez Ferlosio durante o regime ditatorial de Francisco Franco e se tornou um símbolo da resistência contra o fascismo.
“Escolhemos essa música por causa do momento pelo qual o Brasil está passando, um período de levante contra um governo de característica proto-fascista”, explica o vocalista e violonista dos Partigianos, Vlad Urban.
Produção
O clipe foi criado pela Machete Produções e reúne imagens de greves que aconteceram nos anos 1980 no Brasil, como a da CSN, uma das mais representativas paralisações organizadas por operários naquele período. Já a música foi gravada no estúdio Power House, com produção do ex-guitarrista do Motorocker, Thomas Jeffersonn, e masterização de Ricardo Biancarelli.
A canção faz parte do primeiro EP 10” dos Partigianos, “Frente de Batalha”, que será lançado no segundo semestre pela gravadora Neves Records, de Santa Bárbara d’Oeste.
A música estará disponível em diversas plataformas digitais, entre elas, o Spotify, o Deezer e o YouTube Music. Já o clipe será disponibilizado no YouTube.
Símbolo de resistência
A história da gravação da música “La huelga”, por si só, já é uma materialização da resistência contra o fascismo. O registro aconteceu em 1963 quando dois jovens suecos (Skold Peter Matthis e Sven Goran Dahl) foram à Madri para auxiliar Chicho Sánchez Ferlioso a gravar um LP. O disco, que na prática era clandestino, foi gravado no banheiro da casa, aproveitando a acústica do local.
Na sequência, os rapazes precisaram voltar para a Suécia com todo cuidado para não serem presos por agentes do ditador Francisco Franco. Em Estocolmo, eles lançaram o álbum “Canciones de la Resistencia Española”. O LP reúne músicas (a maioria delas foram creditadas como “autor anônimo” para não colocar em risco a vida de Chicho Sánchez Ferlioso) que se tornaram símbolos para os movimentos antifascistas em todo o mundo, como “Canción de soldados” e “Fusiles contra el patrón”.
Como prova da representatividade de “La huelga”, a canção continua atual até hoje. Em 2018, por exemplo, ela foi cantada por milhares de pessoas na Greve das Mulheres, que aconteceu na cidade de Bilbao, na Espanha.
Partigianos
O grupo Partigianos é formado por sete grandes nomes da música curitibana: Vlad Urban (vocal e violão – Sick Sick Sinners, Os Catalépticos), David Ernst (guitarra – Kráppulas, 99 Noizagain), Pepeu Flukeman (baixo – Cwbillys), Gustavo Toscan (acordeon – Decadência, Ala Rústica), Dora Urban (vocal – Madrigal Vocale, AmericAntiga), Beta (violino – Como Todo Mundo, Watch Out for the Hounds) e André (bateria – Repudiyo).
A ideia dos integrantes dos Partigianos é combater, por meio da música, a mediocridade do pensamento autoritarista conservador que vem crescendo na sociedade brasileira. “A banda surgiu da necessidade de expressar o pensamento antifascista, resgatando essas músicas que estavam esquecidas e que, apesar de antigas, continuam extremamente atuais”, diz Vlad Urban.
Serviço
O que: lançamento do single e do lyric vídeo da música “La huelga”, gravado pela banda Partigianos.
Quando: dia 13 de junho.
Onde: Deezer, Spotify, YouTube e outras plataformas digitais.