Na próxima semana Curitiba vai presenciar um dos principais festivais internacionais de rock do ano, na Pedreira Paulo Leminski. Desembarcam para o evento “Rock Ao Vivo” no dia 18 de setembro, o Scorpions, Whitesnake e o Europe.
São bandas com mais de três décadas de atuação e que no decorrer do tempo passaram por diversas mudanças em suas formações. Vale mencionar que o Scorpions e o Whitesnake também vão participar do Rock In Rio deste ano. Eles, inclusive, estiveram na mitológica primeira edição do festival, em 1985.
O Scorpions atualmente conta com três integrantes da formação clássica: o guitarrista e fundador Rudolph Schenker, o vocalista Klaus Meine, e o guitarrista Mathias Jabs, que ingressou no grupo após a saída do lendário Uli John Roth em 1979, para a gravação do álbum “Lovedrive”. Foi neste álbum que a banda desenvolveu o estilo característico da década de 80, se afastando do progressivo psicodélico setentista de “Fly To The Rainbow”.
Já os demais integrantes são mais novos no grupo. O baixista polonês Pawel Maciwoda ingressou em 2004 e participou pela primeira vez em disco no álbum “Unbreakable” e o baterista sueco Mikkey Dee, que entrou em 2016, substituindo James Kottak. Dee, que integrou durante anos o Motorhead e tocou no King Diamond, deu nova vitalidade para a banda, que já prepara novo álbum, que deverá ser lançado em 2020.
O Whitesnake do “chefão” David Coverdale deve ter sido das três a que mais passou por mudanças. Porém, já faz algum tempo que conta com a mesma formação. Dois integrantes desta formação merecem destaque. Primeiramente a lenda Tommy Aldridge (bateria), que integrou uma das formações clássicas do Whitesnake, que gravou o álbum “Slip Of The Tongue” no fim da década de 1980, que contou ainda com o guitarrista Steve Vai e o baixista Rudy Sarzo. O batera tocou e gravou também importantes álbuns com Ozzy Osbourne como o clássico ao vivo “Speak Of The Devil” e o “Bark At The Moon”. O segundo é Reb Beach, que foi revelado na banda Winger, do famoso hit do início da década de 90 “Miles Way”, e tocou também com o Dokken.
Mais novos, mas consolidados no grupo, ainda apresentam-se Michael Devin (baixo), Michele Luppi (teclados), que foi integrante do Vision Divine, e o guitarrista Joel Hoekstra, que já tocou no Night Ranger.
Já o Europe estará em Curitiba com a formação clássica do álbum “The Final Countdown”, de 1986. O grupo sueco conta com Joey Tempest (vocal), John Norum (guitarra), John Levén (baixo), Mic Michaeli (teclados) e Ian Haugland (bateria) e estará na capital paranaense pela primeira vez.