Disco ao vivo de Nick Mason sairá em setembro
O projeto Nick Mason’s Saucerful Of Secrets decidiu adiar o lançamento do álbum ao vivo “Live At The Roundhouse”, em Londres, para o dia 18 de setembro, devido a pandemia do novo coronavírus. Liderada pelo baterista da extinta banda Pink Floyd, Nick Mason, o grupo surgiu em 2018 com a proposta de executar clássicos e canções obscuras da banda britânica em sua primeira fase, deixando de lado canções mais conhecidas de álbuns como o consagrado “The Dark Side Of The Moon” ou “The Wall”.
Ao resgatar a obra de Syd Barrett, que liderou o início da trajetória do Pink Floyd, o baterista escalou para sua banda renomados músicos como o guitarrista Lee Harris, Gary Kemp do Spandau Ballet nas guitarras e vocais e o baixista colaborador de longa data do Pink Floyd, Guy Pratt, que substituiu Roger Waters a partir da turnê do álbum “Momentary Lapse Of Reason” e chegou a gravar os clássicos da fase Gilmour: “Delicate Sound Of Thunder”, “The Division Bell”, “Pulse” e “The Endless River”.
O álbum que saíra em edição dupla nos formados CD, LP, DVD e Blue Ray resgatará canções que o Pink Floyd não tocava desde 1973, quando o grupo iniciou uma bem sucedida trajetória nos Estados Unidos. O próprio Nick Mason argumenta que o público norte-americano tem pouca intimidade com os primeiros álbuns do Pink Floyd. Inclusive nas turnês mundiais no decorrer da carreira, a banda pouco incluiu dos álbuns anteriores a “The Dark Side Of The Moon”em shows.
Vale mencionar que o lançamento deste álbum celebra as recentes turnês que o Nick Mason’s Saucerful Of Secrets vem realizando desde 2018 em países da Europa e que tiveram que parar devido a pandemia. Em algumas entrevistas, Mason chegou a mencionar que desejaria realizar turnês em outros continentes, inclusive América do Sul.
Os amantes desta obscura fase do Pink Floyd, podem conferir canções da fase Syd Barrett como “Interstellar Overdrive”, “Astronomy Domine”, “See Emily Play”, “Arnold Layne” e “Lucifer Sam”, assim como raridades ao vivo que a banda não executava como “Obscured by Clouds”, “The Nile Song”, “Fearless”, “Green Is the Colour” e “Atom Heart Mother”, faixa título do famoso álbum da vaca.
O objetivo realmente do projeto é não expor as “manjadonas” do Pink Floyd, como “Another Brick In The Wall” e “Wish Were Here”, por exemplo. Somente canções gravadas antes da fase áurea são executadas, até o álbum “Obscured By Clouds”, de 1972.
Nick Mason chegou a mencionar que ficou durante muito tempo excursionando para tocar somente as canções mais conhecidas e que a função do “Nick Mason’s Saucerful Of Secrets” (título retirado do segundo álbum gravado em 1968) é resgatar a obra inicial.
Na foto: Nick Mason e o baixista Guy Pratt