Catalépticos abrem o 20º Psycho Carnival nesta sexta
Festival se consolida no mundo Psychobilly e vai reunir toda galera no Jokers
Da Redação com Assessoria
O festival curitibano Psycho Carnival tem sido reconhecido a cada ano como um dos principais eventos do universo Psychobilly. Entre os dias 1º e 4 de março no Jokers Pub, em Curitiba (PR), o Psycho Carnival chega à 20ª edição e, para comemorar essa data histórica, a organização do evento preparou uma programação especial e com isso, o público pode contar com a cena mundial.
“O Psycho Carnival tem uma conexão muito grande com a cidade desde seu surgimento, várias bandas do mundo inteiro já passaram por aqui mostrando toda sua arte, assim como, também abrimos para outros sons do gênero”, disse o produtor cultural e músico Vlad Urban, um dos organizadores do festival, durante entrevista coletiva realizada nesta semana.
Lineup
O lineup desta edição reunirá 24 atrações internacionais, nacionais e locais. Serão seis shows em cada noite com o que há de melhor no Psychobilly, Rockabilly, Punk Rock, Outlaw Country e Surf Music.
“Esta edição mostra um panorama do que foram esses 20 anos. É uma maneira de deixar claro como é a nossa cena e de que forma ela se transformou nessas duas décadas”, diz o produtor cultural e músico Neri, que também faz parte da organização do Psycho Carnival.
A coletiva de imprensa do Festival contou com Vlad Urban (um dos organizadores do festival e integrante das bandas Sick Sick Sinners e Os Catalépticos), Mutant Cox (Hillbilly Rawhide, Sick Sick Sinners e Os Catalépticos), G-Lerm (Mongo), Breno e João Kolachinski (Didley Duo) e Iron Mendes (CEO da Maniacs).
Lineup completo
Atrações internacionais – The Test Pilots (Suécia), Jinetes Fantasmas (Argentina), Rancho Relaxo (Argentina) e Tom White & The Red Circus (Hungria).
Bandas e artistas paranaenses – Sick Sick Sinners (Curitiba), Ovos Presley (Curitiba), Os Catalépticos (Curitiba), Hillbilly Rawhide (Curitiba), Mongo (Curitiba), Psycho Daime (Curitiba), João Cascaio (Curitiba), O Lendário Chucrobilly Man (Curitiba), Didley Duo (Curitiba), Kingargoolas (Guarapuava), Wood Surfers (Londrina) e Frenetic Trio (Londrina).
Santa Catarina – Tampa do Caixão (Joinville).
São Paulo – Garotos Podres (São Paulo), The Mullet Monster Mafia (Piracicaba), Agrotóxico (São Paulo), Red Lights Gang (São Paulo), Time Bomb Girls (São Paulo), Drakula (Campinas) e Spitfire Demons (São Paulo).
Alguns destaques
Sick Sick Sinners – O trio curitibano Sick Sick Sinners é um dos maiores nomes do Psychobilly brasileiro. O som da banda é chamado de “Psychobilly Maldito”, a vertente mais pesada do estilo. O grupo é conhecido no mundo todo e costuma fazer turnês pela Europa e pelos Estados Unidos regularmente. O show faz parte da turnê de lançamento do mais recente EP do Sinners, “Bloody Heritage” (2018).
The Mullet Monster Mafia – Considerada a mais importante banda de Surf Music da atualidade no Brasil, o trio de Piracicaba está completando dez anos de estrada e sempre faz um dos shows mais pesados do festival. Desde o final de 2018, o grupo está trabalhando em um novo álbum, chamado “I.N.F.E.R.N.O.”. Em junho, o Mullet embarca para a Europa para fazer uma turnê que terá 45 shows em vários países.
Os Catalépticos – O trio curitibano retomou a carreira em 2017 após 12 anos inativo, com um show que lotou o Jokers. A banda é respeitada em todo o mundo e, depois da volta, já fez duas turnês pelos Estados Unidos como headliner, tamanho é o prestígio que a banda ainda mantém fora do Brasil.
Garotos Podres – Liderado pelo vocalista e compositor Mau, o grupo Garotos Podres está no hall das mais importantes bandas da história do Punk Rock no Brasil. O setlist do show passará a limpo os quase 40 anos de trajetória do grupo. No repertório estarão músicas como “Subúrbio operário” e “Rock de subúrbio”, que são verdadeiros hinos do underground brasileiro.
Ovos Presley – A honra de encerrar a 20ª edição do Psycho Carnival caberá ao quarteto curitibano Ovos Presley. Com 26 anos de estrada, o grupo é um dos mais antigos e respeitados do Brasil e é considerado o “pai” do Psychobilly curitibano. O show da banda, que participará do evento pela 16ª vez, é garantia de diversão para o público.
Turistas de todas as partes do mundo
Anualmente, além das bandas internacionais, o Psycho Carnival também recebe fãs de Psychobilly vindos de várias partes do mundo. Muitos se deslocam para Curitiba nessa época especialmente para acompanhar o evento, entre eles, norte-americanos, argentinos, alemães, ingleses, chilenos, colombianos e paraguaios.