III Fórum Paraná Lixo Zero: Compostagem solução sustentável para os nossos resíduos orgânicos
O evento acontece nesta quarta (29), das 09hs às 17hs, no Auditório do Parque Barigui
Os resíduos orgânicos compostáveis são os restos de frutas, verduras, alimentos em geral e correspondem a cerca de 40% do total de resíduos que são depositados no aterro da Fazenda Rio Grande, destino dos resíduos dos 23 municípios que fazem parte do consórcio atual. E desviar o máximo possível os resíduos orgânicos do aterramento é um objetivo da capital paranaense, que têm buscado novos caminhos para isso, como por exemplo, o lançamento em 2023 do PMUC – Programa Municipal de Compostagem, entre outras práticas.
O “Lixo Zero” (Zero Waste) é uma meta ética global, sendo, sobretudo, uma tecnologia social de atuação em rede, voltada a gerar soluções socioambientais locais, integradas, justas, viáveis e efetivas. Por isso, o Paraná Lixo Zero, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, promove esse importante encontro de integração entre os diversos segmentos da sociedade.
O Fórum Paraná Lixo Zero é um evento de inteligência, que visa debater as soluções para a gestão de resíduos sólidos no Estado do Paraná. Estarão presentes especialistas, movimentos de catadores de materiais recicláveis, líderes empresariais, autoridades governamentais e representantes da sociedade civil para discutir e promover ideias e experiências relacionadas à Compostagem, ao Lixo Zero e às soluções para Mudanças Climáticas.
Serão 12 palestras ao longo do dia e o evento é gratuito. Alguns nomes confirmados são: O renomado climatologista Carlos Nobre, especialista em mudanças climáticas, Felipe Pedrazzi, Presidentes da Associação Brasileira de Empresas de Compostagem, Claudio Spinola, Idealizador do movimento Composta São Paulo, Jefferson Gonçalves dos Santos, Gerente de Operações do Centro de Valorização de Resíduos de Florianópolis, entre outros.
O evento conta com o patrocínio Ouro da Reciclex, patrocínio Bronze da ERT Bioplásticos, Beauty Color Company e ASSOMEC – Associação dos Municípios da Região Metropolitana e apoio institucional da ABICOM – Associação Brasileira de Biopolímeros Compostáveis e Compostagem.
Intervenção Artística: A partir de 25 de Maio, o artivista Samuel Leocádio Costa e o Paraná Lixo Zero, convidam toda a sociedade a prestigiar uma intervenção artística que será montada ao lado do Salão de Atos do Parque Bariguí, feita com grama cortada, galhos, troncos, folhas secas e flores, materiais estes ainda considerados como “lixo” ou “entulho”, mas que na realidade é material essencial para a prática da compostagem, que possui um imenso potencial para redução dos gases de efeito estufa, principalmente o gás Metano, gerado nos aterros sanitários pela decomposição da matéria orgânica.
As inscrições, programação oficial e demais informações você encontra no site https://www.compostaparana.com.br/forum e nas redes sociais @parana.lixozero e @composta.parana