Roberto Nicolato lança “Nos Domínios de Leviatã & outras histórias”
Roberto Nicolato lança “Nos Domínios de Leviatã & outras histórias”
Da Redação com Assessoria
Um homem retorna a seu mundo totalmente sem memória e autoimagem, reencontrando um tempo no qual impera a espera, as pausas, os olhares silenciosos por cima de máscaras de todas as cores… e ondas estranhas de aflições e um dos mais difíceis sentimentos: o medo da morte por todos os lados. Um tempo de Leviatã num incrível paralelo com o mundo pandêmico.
Assim, Roberto Nicolato constrói a narrativa de um dos contos de sua mais nova obra, Nos Domínios de Leviatã & outras histórias, que está sendo lançado com o selo Kotter Editorial, e será lançado em dois eventos: no próximo dia 6 de junho, às 17h na Biblioteca Pública do Paraná, quando haverá um bate papo do autor com convidados, seguido de uma sessão de autógrafos e também no próximo dia 16 de junho, na Casa da Cultura, às 10h, dentro do Festival da Palavra, em sessão de autógrafos.
Em sua sexta obra literária, Roberto transita por um estilo refinado para contar histórias que se inspiram na sua própria trajetória durante uma infância vivida numa pequenina e típica cidade mineira nos anos 60, passando por uma juventude cheia de descobertas numa das cidades universitárias mais pulsantes e boêmias, como é Juiz de Fora na década de 60, e uma fase adulta em andamento em Curitiba, onde atuou como jornalista, professor universitário e conviveu – e convive – com uma verdadeira legião de escritores talentosos.
“Neste livro, busco conectar passado e presente, prosa e poesia, terra e mar. Pra mim, a ficção tem essa necessidade de estar em vários tempos e lugares, porque a vida por si só não basta”, reflete Roberto. “Retrato uma realidade vivida, imaginada, o universo da infância, de uma cidade desmedida e provinciana. E, claro, os difíceis tempos da pandemia, ainda marcantes na nossa memória”, emenda. Ele acredita que nesse livro, está a soma de suas incursões pelo gênero da poesia e do romance, pequenas e densas narrativas que considero simbólico e representativo do que pode vir a ser, mas que já nos faz sonhar.
Prostitutas e poetas de Curitiba em foco. Sem nenhuma paura de experimentar, o autor ‘mineiro-curitibano’ nos entrega 17 contos explorando a observação detalhada de grandes ou pequenos prismas de seus personagens, conduzindo o leitor e a leitora pela vida de um velejador solitário, o enigmático Felisberto, a prostituta Eleninha, a voadora Maristela, a musa Tereza e até da dócil cachorrinha Suzy, entre outros mundos e bichos. Uma pluralidade de temas e universos que passam por diferentes décadas, mas de uma ótica ou de outra, nos levam a compreender que o jogo do tempo se assemelha ao camaleônico Leviatã, que em cada época tem um sentido, uma direção e um significado. Nos Domínios de Leviatã & outras histórias está disponível no site da Kottler https://kotter.com.br/loja/