Pink Floyd prepara novo álbum para abril

Com informações do material de divulgação

Mesmo com as atividades extintas como banda, o Pink Floyd lançará no próximo 30 de abril o álbum ao vivo “Live At Knebworth 1990”. Em formato físico como CD e LP duplo, o disco foi lançado anteriormente em um box da banda chamado “Later Years”, em 2019, e também estará disponível em formato digital. Desta vez, o fã terá acesso ao álbum individual.

Com nova arte (um atrativo a mais) feita por Aubrey “Po” Powell e projetada por Peter Curzon, dos Storm Studios, o trabalho teve áudio remixado pelo vocalista e guitarrista David Gilmour.

Vale mencionar que o show registrado fez parte de um festival que contou com Paul McCartney , Genesis , Phil Collins , Robert Plant (com Jimmy Page ), Dire Straits , Eric Clapton e Tears for Fears em um evento acontecido em 1990, com público de 120 mil pessoas e com objetivo de caridade.

Vale mencionar que “Live At Knebworth 1990” ilustra a fase do Pink Floyd pós álbum “Momentary Lapse Of Reason”, que contava na formação com David Gilmour (guitarra e vocal), Nick Mason (bateria), Richard Wright (teclado) e sem o baixista Roger Waters, que a partir de então, foi substituído por Guy Pratt. Nesta época, a liderança do Pink Floyd passa a ser de David Gilmour, no lugar de Roger Waters, que ingressa em carreira solo.

Em release de divulgação, o baterista Nick Mason expõe fatos relevantes da apresentação. “Há algo especial sobre Knebworth. Todos nós ainda temos boas lembranças de tocar lá nos anos 70, e esse show não foi diferente. Como um garoto do norte de Londres, este era quase um jogo em casa, mas com o prazer adicional de ser a remontagem da banda depois de uma mega turnê que durou mais de um ano”, argumenta.

O músico também recorda importantes participações no show. “Foi também uma oportunidade de fazer a maravilhosa Candy Dulfer tocar saxofone. Eu já era fã dela há um bom tempo, e era uma pena que não tivéssemos a oportunidade de utilizá-la para mais. Também recebemos nosso querido amigo e tecladista, Michael Kamen. Michael contribuiu muito para o Pink Floyd nos 10 anos anteriores, é ótimo ter algo dele tocando na gravação ”, diz.

Porém, o grande destaque registrado no álbum é a participação da cantora Clare Torry , que fez o vocal original na canção “The Great Gig in the Sky” no clássico álbum “The Dark Side of the Moon”. A musicista só teria cantado a música ao vivo com o Pink Floyd em um show em Londres em 1973.

Veja o set list

“Shine on You Crazy Diamond, Parts 1-5”
“The Great Gig In The Sky”
“Wish You Were Here”
“Sorrow”
“Money”
“Comfortably Numb”
“Run Like Hell”